Buenas prácticas

Quilombo Empreende

Instituto Camargo Correa, Brasil


O Projeto Quilombo Empreende nasce do diagnóstico sócio territorial desenvolvido para identificar o impacto potencial sobre ascomunidades diretamente afetadas pela implantação da Linha de Transmissão Paulo Afonso - Luís Gonzaga e Xingó - Jardim. A Obra emquestão atravessa quatro comunidades tradicionais, sendo: três aldeias indígenas (Pankararu, Pankaiwká e Entre Serras) e o QuilomboQuebra Chifre.

Contudo, as externalidades dessa obra atingiriam diretamente o território quilombola, localizado no município de Riachuelo, estado do Sergipe. A análise georreferenciada do território, acrescida dos dados sociais, econômicos e ambientaislevantados apontavam para uma situação de alta vulnerabilidade.

No Quilombo Quebra Chifre dois dados além dos tradicionalmenteanalisados, como renda, escolaridade, trabalho e infraestrutura básica nos chamaram a atenção. O primeiro sobre a necessidade de sefortalecer suas instituições, como a Associação Quilombola Quebra Chifre, que embora existente e representante legal dessacomunidade, carecia de informação e formação para o seu pleno exercício naquilo que se propõem, na luta pela garantia dos direitos edeveres do povo que ali vive; E, na presença de um grande número de mulheres empreendedoras com sonhos e alguma visão denegócio, faltava apenas uma oportunidade para materializar àquilo que já era uma vocação nata das lideranças femininas.

Experiência finalista da quinta versão do Prêmio Transformadores da RedEAmérica em 2021.

Descargar formulario

Anterior Proyecto A-Guajira: Activando la salud en la Alta Guajira
Siguiente Centro Comunitario SK
1539

Buscar en Buenas Prácticas

 

Encuentra excelentes recursos en esta sección, navega en más de 250 guías, manuales y publicaciones.