Publicaciones

Projeto Empreendedor Solidário

Generación de ingresos


A Associação da Agroindustria Familiar de Pedro Leopoldo (AAFAPEL) foi fundada em 24 de Junho de 2008, por meio de uma iniciativa de pequenos agricultores e produtores de alimentos artesanais. O objetivo era unir as forças para obter o fornecimento de seus produtos para o comércio local de Pedro Leopoldo, além disso, o grupo buscou estruturar melhor os negócios. O Projeto Empreendedor Solidário resultou da demanda dos associados da AAFAPEL e de pessoas da comunidade que desejavam melhorar sua renda, uma vez que muitos recebiam menos que o valor de um salário mínimo.

¿Como nasceu esta experiência?

A Associação da Agroindustria Familiar de Pedro Leopoldo (AAFAPEL) foi fundada em 24 de Junho de 2008, por meio de uma iniciativa de pequenos agricultores e produtores de alimentos artesanais. O objetivo era unir as forças para obter o fornecimento de seus produtos para o comércio local de Pedro Leopoldo, além disso, o grupo buscou estruturar melhor os negócios. O Projeto Empreendedor Solidário resultou da demanda dos associados da AAFAPEL e de pessoas da comunidade que desejavam melhorar sua renda, uma vez que
muitos recebiam menos que o valor de um salário mínimo. Esta é a quarta fase estratégica do Programa que busca a Educação Profissionalizante para Geração de Trabalho e Renda realizado pela AAFAPEL.

Na primeira e terceira fase (2009 e 2011) os associados da AAFAPEL receberam capacitação técnica e produtiva na área de produção e processamento de alimentos pelo Projeto Cozinha Escola Itinerante I e II. Na segunda, o projeto Comunidade Empreendedora 2010) capacitou em gestão de pequenos empreendimentos. Complementando o ciclo da cadeia produtiva, o projeto Empreendedor Solidário surgiu para agregar valor à associação por meio do fortalecimento da gestão da ODB e aos associados da AAFAPEL por meio de qualificação profissional para prestação de serviços no setor alimentício, objetivando proporcionar melhores condições de desenvolvimento sustentável dos empreendimentos. Nesse projeto o fortalecimento da ODB ocorreu por meio da elaboração do Planejamento Estratégico da Associação, assim como investimentos para melhoria do ponto de comercialização e aquisição de equipamentos e materiais. 

¿A quem a ação está ou esteve dirigida? ¿Quem se beneficia ou se beneficiou com esta experiência?

A ação estava direcionada a 84 famílias associadas da AAAFAPEL e 244 pessoas da comunidade Ao final o projeto contribuiu com as 84 famílias associadas da AAAFAPEL e 390 pessoas da comunidade. 

 

Iniciativa postulada Premio Transformadores 2015
Anterior Directrices para la Responsabilidad Social en Inversiones mineras salientes
Siguiente Tempo de Empreender Campo Formoso
981

Buscar en las publicaciones

 

Navega por nuestra sección de recursos, en donde encontrarás más de 130 guías, manuales y publicaciones.