Programa Fortalecer para Desenvolver
Fundação André e Lucia Maggi-FALM, Brasil
Desde 2007, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) atua com o fortalecimento de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), com apoio de recursos financeiros, pelo projeto Seleção Pública de Projeto que encerrou em 2014. A partir de 2015, lançou o Projeto "Transformar", de fortalecimento institucional, que durou até 2018. Já em 2020, devido ao cenário pandêmico, a FALM reestruturou a sua atuação e criou o Fundo Um Por Todos, para distribuição de cestas alimentares a famílias em situação de vulnerabilidade. Também ofertou apoio financeiro, formações e uma vitrine virtual para divulgação e captação de recursos para projetos de organizações sociais.
Em 2021, ainda sob o impacto da pandemia, a FALM realizou um levantamento para identificar as principais fragilidades das OSCs, e os resultados foram: OSCs com documentações irregulares, baixa contratação de profissionais CLT, pouca experiência em gestão de projetos, baixa diversificação de captação de recursos, além de baixo letramento digital e acesso a tecnologias. Foi realizada também uma análise com dados secundários de prefeituras municipais sobre impactos da pandemia na atuação dos Conselhos Municipais, e os resultados demonstraram que houve a redução ainda maior da participação de conselheiros em deliberações e grupos temáticos, e de financiamentos.
Com isso, a partir das fragilidades identificadas, estruturou o Programa Fortalecer para Desenvolver, com o objetivo no fortalecimento institucional e territorial desses atores.
Descargar ficha