Projeto Caminho Da Mata Atlantica
Instituto Camargo Correa, Brasil
O Caminho da Mata Atlântica (CMA) é uma trilha brasileira, em estágio de implementação, com início no Parque Nacional de Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, e se estenderá até o Parque Estadual do Desengano, no Rio de Janeiro, com mais de 4mil km de trilhas. No estado de Santa Catarina, através de uma parceria institucional entre Femesc, Epagri e Instituto Camargo Corrêa, o projeto surgiu afim de remanejar e sinalizar 12 trilhas que passam pelas cidades de Palhoça, São José e Biguaçu, fomentando o empreendedorismo e a sustentabilidade da Agricultura Familiar a partir do desenvolvimento de 08 empreendimentos voltados ao turismo rural.
Ambos os municipios estão localizados na região da grande Florianópolis e estão inseridos no Bioma da Mata Atlântica. O IDHM é alto nos municípios de Biguaçu e Palhoça e muito alto em São José, variando entre 0,739 a 0,809, porém estes elevados índices não refletem a realidade de uma parte marginalizada da população, além de serem observados elevados índices de criminalidade na região. Dentre as características específicas deste território, com destaque a área rural, verifica-se a predominância de pequenas propriedades rurais, baixa aptidão agrícola das terras, envelhecimento da população rural, mudança na estrutura das famílias rurais, êxodo rural (sobretudo jovens) e proximidade dos centros urbanos.
O Projeto contou com ampla participação da comunidade local, ongs e Instituições públicas e privadas. Os negócios visaram apoiar o CMA e ge
Descargar ficha