Programa ReDes
Instituto Votorantim – Brasil
O Programa ReDes é uma aliança entre o Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES – e o setor público local que, juntos, investem cerca de 24 milhões de dólares em uma estratégia de geração de renda desenvolvida e executada por grupos associativos, utilizando a permeabilidade e o conhecimento local das Empresas Votorantim, em municípios com alta concentração de pobreza, com baixa presença empresarial e forte dependência econômica do poder público.
Para o júri, o Programa ReDes constitui uma inovação na forma de implementar uma política pública através da articulação entre o setor público e privado com uma escala de intervenção importante: 28 municípios, 5 regiões do Brasil, 40 negócios inclusivos, 1.600 famílias diretamente envolvidas e 2.500 de forma indireta. Esta característica permite, por um lado, uma atuação em escala, efetiva e de alta permeabilidade, e, por outro, atender tanto aos objetivos públicos quanto aos empresariais e comunitários.
Redes, além de gerar negócios, promoveu a mobilização social e criou redes de apoio ao desenvolvimento local para gerar um entorno mais favorável ao desenvolvimento econômico da população.
O júri destacou os seus resultados: 50% dos projetos conseguiram ampliar a renda da população entre 46% e 1467%. É um exemplo de estratégia que pode ser replicada em muitos países da América Latina que implementam políticas públicas similares de transferência de rendas para a população pobre, e onde se aspira articular contribuições públicas e privadas para gerar maior dinamismo local.