Experiências transformadoras de Brasil, México e República Dominicana receberam o segundo Prêmio Latino-americano de Desenvolvimento de Base
As três experiências vencedoras em igualdade de condições do II Prêmio Latino-americano de Desenvolvimento de Base, Transformadores, foram o “Programa Redes”, do Instituto Votorantim, Brasil; o “Projeto de desenvolvimento integral da Microbacia de los Dajaos”, da Fundação Falcondo, República Dominicana, e o “Projeto Integral Comunitário em Santa Rosa de Lima, Yucatán”, da Fundação Haciendas del Mundo Maya.
O prêmio reconhece o trabalho que se desenvolve nas comunidades da América Latina, com diversos projetos que são acompanhados e cofinanciados por organizações empresariais. É promovido pela RedEAmérica, uma rede de fundações empresariais e empresas dedicadas a qualificar e expandir a ação empresarial para a promoção de comunidades sustentáveis na América Latina.
Em 2014, fez-se o convite para a segunda entrega do Prêmio. Foram recebidas 31 propostas de 9 países membros da Rede, das quais foram selecionadas 11 experiências, seguindo os 5 critérios estabelecidos pelo Prêmio: alinhamento com o enfoque de desenvolvimento de base, construção de capacidades e vínculos, transformação, sustentabilidade e aprendizagem útil. Finalmente, após difícil análise, foram selecionadas 3 experiências vencedoras que recebem o prêmio em igualdade de condições e recebem reconhecimento conjunto.