Buenas prácticas

Disseminação do Projeto Ponte: uma metodologia em Arte-Educação

Educación y desarrollo de base


Fundação Otacílio Coser

Área de trabajo : Educación y desarrollo de base

País : Brasil

Organizaciones aliadas: 

* Fundação Otacílio Coser.
* Sociedade Brasileira de Cultura Popular Cidade do Garoto.
* Instituto Sarça.
* Associação Amor e Vida.
* Associação de Apoio e Orientação à Criança e ao Adolescente – AAOCA.

Organizaciones de Base: 

* Obra Social Nossa Senhora das Graças - Organização Gestora.
* Instituto Sarça.
* Associação Amor e Vida.
* Associação de Apoio e Orientação a Criança e ao Adolescente - AAOCA.
* Sociedade Brasielira de Cultura Popular - Cidade do Garoto.

Breve Descripción: O projeto visa potencializar a práxis pedagógica de cinco organizações sociais que atuam diretamente com crianças e adolescentes que se encontram em vulnerabilidade sócio-econômica, a partir da experiência do Projeto Ponte, já sistematizado, e que utiliza a Arte como área de conhecimento O projeto aplica a proposta triangular do fazer artístico (descobrir as possibilidades das linguagens expressivas, de seus materiais e instrumentos), o conhecimento da história da arte (contextualizar a produção de arte em diferentes tempos e espaços) e a leitura da produção de arte, seus códigos e significação. 

Pretende-se também contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades de acordo com os Quatro Pilares da Educação para o Século 21, que se apresentam como alicerce na construção de um ideal de homem nos novos tempos: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer.

Localización: Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

Duración de la Iniciativa: 12 meses meses.

Estado: finalizado. 

Problemas que aborda: Situação de vulnerabilidade social em que se encontravam crianças e adolescentes em decorrência do crescente aumento do tráfico de drogas e da violência, a organização mudou o foco da sua proposta para o público de atendimento, contribuindo para uma educação cidadã potencializando os saberes e fortalecendo a identidade cultural dos grupos atendidos através de oficinas ligadas às diferentes linguagens da arte, além de informática, e “Sala de Leitura”.
Com a mudança do publico alvo e da metodologia de atendimento da organização teve início um novo projeto intitulado na época de Educação e Ambiente. Em 2003, como resultado da avaliação das ações sócio-educativas, nasceu o Projeto Ponte tendo como alicerce os conhecimentos da Arte-Educação. 

Contexto: Conforme dados do IBGE – Censo 2000 e da Prefeitura Municipal de Vitória a renda média nos principais bairros atendidos pela Obra Social Nossa Senhora das Graças é de R$ 553,02 para homens e R$ 397,00 para mulheres, sendo que 38,40% da população recebe até 2 Salários Mínimos, em famílias com 3 a 4 pessoas. Com relação à educação, da população de 5 a 19 anos (9.733 habitantes) 8.288 são alfabetizados e 1.445 não alfabetizados.

A pesquisa sobre Violência letal em Vitória – ES, de Bastos M. de JRP el al (2008) divulga como resultado o seguinte texto: “Ocorreram 828 óbitos por violência entre os anos de 2000 e 2003, representando 17% do total de óbitos do município. Destes, 72% eram homicídios, 21,8% acidentes de transporte e 6% suicídios. O padrão das vítimas dos homicídios foi ser jovem, negro, do sexo masculino e residentes em regiões mais pobres da cidade”.

A Obra Social é uma organização não governamental, sem fins lucrativos criada em 06 de fevereiro de 1969, com o objetivo de oferecer, na época, cursos de corte e costura para as famílias em risco social do seu entorno, como uma alternativa para geração de renda e posteriormente realização de cursos de marcenaria, sendo hoje, uma organização de apoio à criança e ao adolescente.

Objetivos: 

Geral:
* Fomentar a discussão sobre a praxis pedagógica em organizações sociais, de atendimento à criança e ao adolescente, por meio da metodologia pedagógica do Projeto Ponte.

Específicos:
1. Promover encontros para compartilhamento de experiências e conhecimentos.
2. Possibilitar às equipes pedagógicas das organizações sociais participantes o acesso a novas experiências em arte educação, compreendendo a Arte como área de conhecimento.
3. Subsidiar o repensar do Projeto Pedagógico das organizações sociais participantes.

Actividades Realizadas: 

* Estabelecimento do Marco Zero.
* Alinhamento técnico-conceitual da metododologia Ponte. 
* Visitas técnicas as instituições participantes.
* Encontros de avaliação.
* Exposição dos Trabalhos realizados em Arte-Educação.
* Registro da Experiência em 2010.

Resultados Alcanzados: 

* Registro da experiência do Projeto -Livro Projeto Ponte - Uma experiência em Arte Educação.
* Lançamento do Livro - Projeto Ponte - Uma experiência em Arte Educação.
* Elaboração e implementação da proposta de formação para capacitação de educadores e outros profissionais que trabalhom com Arte Educação.
* Elaboração e implementação da proposta de disseminação da experiência junto a organizações sociais que trabalham com a Arte Educação.
* Criação da Rede Ponte - Rede de organizações que trabalham com a metodologia arte educação.
* Prêmio Itaú UNICEF Nacional - 2009 - Categoria Pequeno Porte.
* Criação do blog - http://redeponte.blogspot.com
* Criação do Ciclo de Eventos em Arte Educação - Ciclo de debates sobre conceitos, práticas e troca de experiências sobre o tema Arte Educação. 

Productos: 

* Livro - Projeto Ponte - Uma experiência em Arte Educação.
* Blog - http://redeponte.blogspot.com


Lecciones Aprendidas: 

* Maior compreensão sobre a importância do respeito ao movimento de cada organização, de cada realidade.
* Revisão de paradigma de resultados qualitativos não são facilmente mensurados.
* O fomento a iniciativas de trabalho em rede é muito positivo mas, é fundamental respeitar a forma que cada elo (cada membro da rede) pode contribuir ou seja, o respeito as dinâmicas possíveis no dado contexto.
* A definição conjunta entre os educadores e o envolvido dos demais profissionais nos temas a serem trabalhados com as crianças e adolescentes é muito importante para o processo de aprendizagem de todos.
* Estratégias criativas para envolver familiares e/ou responsáveis são essenciais.
* Os momentos de apreciação das atividades desenvolvidas é essencial como forma de reconhecimento, valorização e compartilhamento dos resultados alcançados,sejam eles quais forem. Foram os possíveis para o grupo naquele momento.

Financiación de la Iniciativa: 39.363

Población directa atendida: 50

Número de Organizaciones de Base Atendidas: 5

Anterior Educación Propia, una experiencia de construcción colectiva con comunidades wayuu
Siguiente Proyecto Educativo de las Escuelas de Malagueño.
756

Buscar en Buenas Prácticas

 

Encuentra excelentes recursos en esta sección, navega en más de 250 guías, manuales y publicaciones.