Watta Kai, vozes e capacidades para o bem viver da Guajira colombiana

Fundação Promigas, Colômbia

Watta Kai, vozes e capacidades para o bem viver da Guajira colombiana

Esta iniciativa, postulada pela Fundação Promigas e implementada em aliança com a Fundação Alpina e com o acompanhamento da FUCAI, em uma das regiões mais pobres da Colômbia, buscou responder à situação de vulnerabilidade de direitos da comunidade indígena Wayuu, que afeta principalmente a população infantil.

 
Valorizando a cultura local, permitiu articular os atores para gerir soluções aos problemas de saúde e nutrição, usando as tradições e conhecimentos ancestrais, e fortalecendo a gestão das instituições locais e o controle cidadão.

95% da população infantil teve acesso ao atendimento nutricional, vacinas, controle de crescimento e educação, com a supervisão da autoridade indígena; recuperou-se a prática milenar de cultivo de sementes de sua cultura em hortas comunitárias; criaram-se observatórios familiares e institucionais, nos quais são tomadas decisões. Tudo isso é devidamente acompanhado para verificar que sejam cumpridos os direitos da população infantil.

Os jurados destacaram que a iniciativa conta com indicadores e resultados sólidos, e é um modelo de intervenção integral e articulado que tende para a sustentabilidade do território wayuu.

 

GANHANDO EXPERIÊNCIAS

Aproveitamento de resina de pinheiro na zona oriental de São Miguel Chimalapa, Oaxaca: da conservação de recursos ao desenvolvimento sustentável

Fundação ADO, México

Esta iniciativa, acompanhada pela Fundação ADO, do México, nos estados de Oaxaca e Chiapas, buscou resolver os problemas derivados da falta de delimitação territorial de uma zona ambiental estratégica. Esta disputa territorial tem como consequência a perda da biodiversidade pela extração e tráfico ilegal de recursos, falta de oportunidades de desenvolvimento econômico, falta de oportunidades educacionais, violência, deslocamento e marginalização das 19 etnias indígenas que habitam no território.

 

Alternância, um modelo pedagógico que forja o desenvolvimento rural no El Tambo, Cauca

Fundação Smurfit Kappa, Colômbia

Postulada e impulsionada pela Fundação Smurfit Kappa Colômbia, “Alternância” nasceu diante da ausência de programas educativos para as necessidades e realidades do setor rural colombiano. Por essa razão, e com o propósito de gerar nas crianças e jovens do setor rural competências cidadãs, laborais e de empreendimento, a Fundação Smurfit Kappa Colômbia implementou um modelo de educação técnica integral, agropecuária e florestal, com ênfase na criação de microempresas rurais.