Alternância, um modelo pedagógico que forja o desenvolvimento rural no El Tambo, Cauca
Fundação Smurfit Kappa, Colômbia
Postulada e impulsionada pela Fundação Smurfit Kappa Colômbia, “Alternância” nasceu diante da ausência de programas educativos para as necessidades e realidades do setor rural colombiano. Por essa razão, e com o propósito de gerar nas crianças e jovens do setor rural competências cidadãs, laborais e de empreendimento, a Fundação Smurfit Kappa Colômbia implementou um modelo de educação técnica integral, agropecuária e florestal, com ênfase na criação de microempresas rurais.
O modelo educativo contempla tanto o acesso a microcréditos para o desenvolvimento de empreendimentos rurais dos estudantes e de suas famílias quanto o acompanhamento técnico das iniciativas.
Graças a isto, os jovens e suas famílias geram renda e envolvem-se nos assuntos públicos.
Depois de 30 anos de implementação do modelo, através de seus três institutos, 97% dos jovens têm acesso à educação, diminuindo drasticamente as possibilidades de recrutamento por parte de grupos armados ilegais; e 82% dos alunos têm projetos produtivos sustentáveis em suas terras, que são respaldados por técnicos idôneos e apoiados pelo Fundos Rotatórios.
Sobre esta iniciativa, o jurado destacou a força das alianças alcançadas com instituições públicas e privadas, e a confiança e participação das famílias do território, elementos que foram chaves na consolidação de um modelo que aumentou a qualidade, cobertura e pertinência da educação em um entorno rural, e melhorou a qualidade de vida do município.