Consolidação do conglomerado de pecuária caucano e fortalecimento da produção láctea
Fundação Alpina, Colômbia
Esta iniciativa, postulada e liderada pela Fundação Alpina da Colômbia, tem o propósito de melhorar as condições de pobreza e insegurança alimentar e nutricional de famílias vinculadas à atividade leiteira, com práticas ambientais e produções ineficientes.
Através do acompanhamento técnico para aumentar a produtividade dos atores da cadeia láctea em 14 municípios, e promovendo o diálogo entre os pequenos produtores, cabildos indígenas, o governo local e a empresa, foram geradas capacidades produtivas e empresariais nos pequenos produtores.
Depois deste acompanhamento, com o qual foram fortalecidas 17 associações de pequenos produtores, conquistaram-se aumentos significativos de produtividade:
Um aumento de produtividade em 76%. Aumentando a renda das famílias em 30%, tornando a produção leiteira a principal atividade econômica, regida por padrões elevados de eficiência, qualidade e produtividade, e respeitados pelo entorno.
O jurado destacou a incorporação das dimensões ambientais e culturais em um processo de fortalecimento de capacidades para a geração de rendas, envolvendo atores multissetoriais nas dinâmicas de transformação territorial.
A transferência de tecnologia a partir das empresas para as organizações produtivas e o vínculo empresa-fundação com os atores do território fazem com que essa experiência seja um modelo inovador de transformação territorial.